quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Aula de Campo - Turismo Regional









Dentro das atividades previstas no Mini-Curso de Turismo Regional ministrado pelo professor do LEI e Historiador Anderson Feliciano da EEF Dom Quintino, realizamos mais uma aula de campo com o apoio da Via Metro (Metro do Cariri), 19ª CREDE e Secretaria de Turismo de Juazeiro do Norte. No roteiro, contemplamos as cidades de Juazeiro, Barbalha e Missão Velha. Exaltamos a contribuição de todos os presentes, como a do professor acompanhante – Talhes Erike(professor de Língua portuguesa) e do Núcleo Gestor que além do apoio, se prontificou em patrocinar um excelente lanche para participantes em quantidade mais que o suficiente: com bolo, biscoito e refrigerante.

As atividades de campo são fundamentais na construção do conhecimento científico, professor e alunos têm diante de si uma riquíssima oportunidade de promoverem juntos, a construção do conhecimento, a troca de idéias, culturas, informações e analisar diferentes resultados que obtiveram.

Roteiro da Aula de campo

Ida a Juazeiro do Norte (Metro do Cariri), embarcamos no ônibus frente a estação teatro.

1ª Parada: Cachoeira de Missão velha

O Geossítio Cachoeira de Missão Velha encontra-se localizado no Parque Natural Municipal da Cachoeira de Missão Velha/Bio-Parque, que fica a 3km da cidade de Missão Velha, em uma estrada que a liga até a cidade de Aurora. Lá, o rio Salgado escavou mais de 12m de uma rocha cinzenta e dura que quando escavada esfarela como areia a qual se é denominada arenito, esta rocha teve sua formação no local na época em que ainda não existiam plantas nas áreas emersas de nosso planeta. Nesta época, há quase 450 milhões de anos, o sul do Ceará foi invadido por águas de um mar equatorial bem raso vindo do Maranhão e Piauí. Como as águas iam para lá e para cá, deixaram este movimento impresso nos arenitos como linhas levemente encurvadas, que os cientistas chamam de estratificação cruzada da Formação Cariri, em alguns locais podem ser vistos icnofósseis (rastros de animais pretéritos) preservados na rocha.

2ª Parada: Floresta Petrificada de Missão Velha

A história da região da Floresta Petrificada teve início 225 milhões de anos atrás. A natureza produz a madeira mineralizada sob circunstâncias muito específicas. As árvores foram arrancadas por grandes inundações ou talvez por correntes de lava, que devastaram as regiões mais elevadas e enterradas. Com a água saindo pela madeira trocando célula por célula de materiais orgânicos já mortos por sílica multicolorida.

3ª Parada: City Tour – Missão Velha

Praça Francisco Arrais Maia localizada nas ruas: Afonso Ribeiro; Padre Fêlix desembargador Juvêncio Santane e a Avenida Cel. José Dantas no centro da cidade. Igreja Matriz de São José localizada na Praça Monsenhor Horácio. Exposição de fotos da Festa do Pau da Bandeira de Jamacarú. Acontece em setembro, homenageando sua padroeira, Nossa Senhora das Dores, o distrito é um dos mais peculiares de Missão Velha, está na lista dos que lutam por emancipação, tendo grande potencial por possuir uma cultura rica em tradições religiosas, está a mais de 20 km do centro e se localizar na serra, com um clima ameno, diferente da sede, influenciando diretamente os costumes de seus habitantes. A festa de sua padroeira muda a rotina com novenas, gincanas e caminhadas. É nessa tradicional festa que é colhido o Pau da Bandeira e fincado em frente da Igreja Matriz para hasteamento da bandeira. O tronco é retirado da mata localizada no terreno da Wogne Macêdo Fechine , após a retirada da madeira é plantado outra árvore para preservar o meio ambiente. Em 2009 a festa de Nossa Senhora das Dores completou 125 anos.

.4ª Parada: City Tour – Barbalha

O turismo é uma importante fonte de renda para Barbalha, devido a sua arquitetura como os prédios antigos: Engenho Tupinambá, Casarão Hotel, Casa de Câmara e Cadeia Pública. Além dos Atrativos Naturais: Estância hidromineral com mais de 30 fontes de águas naturais. Algumas delas formam piscinas naturais e de águas minerais e hipotermais. O principal evento cultural é Festa do Pau da Bandeira..

5ª Parada: Trilha do Riacho do Meio

O Geotope Arajara, localiza-se em área de floresta de mata úmida, com presença de nascentes, no Parque Riacho do Meio, no Município de Barbalha, com altitude de 960 m acima da sede municipal. A situação é faixa de encontro entre as Formações Exu e Arajara. É uma área protegida e demarcada e tem estrutura para recepção de turistas, estudantes e pesquisadores. Situações de vegetação exuberante e composições de paisagem inédita são as maiores características da situação.

7ª Parada: Trilha do Farias

Localizada no Município no sopé da chapada do Araripe, próximo ao disrito de Arajara, é uma gruta arenítica, da idade do cretáceo inferior, com cerca de 100 milhões de anos, onde existem registro de vida pré-histórica e 150m de extensão. No seu teto encontram-se conjuntos de espeleotemas de grande beleza cênica, sendo a única gruta arenítica do ceará com água e a maior do nordeste, donde jorram, segundo o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, cerca de 200 mil litros de água por hora.

8ª Parada: Balneário do Floriano

Um ambiente muito agradável, tranqüilidade, um convite a meditação, para quem é da região do Cariri, não conhece, está de passagem, ou deseja um espaço de lazer agradável com muito verde, sombra e água em abundância, a opção é essa a baixo custo, o Floriano cobra uma taxa de R$ 3,00 para utilização do local por pessoa.