quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ESPECIAL É SER ESPECIAL






As tias da sala Especial e Multifuncional realizaram a semana dos alunos especiais com muitas atrações como:
- Passeios de trem;
- Fimes;
- Brincadeiras;
- Cama elástica;
- Crepes, algodão doce, pipocas, bolos e refrigerante.

PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA DOM QUINTINO PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO DO SPE



Representantes do SPE da Escola Dom Quintino professores e alunos:
Maria do Socorro Fernandes Braga e Luis Alberto(professor)
Representação de alunos:
Pâmela Vitória da Silva Alves 8ºA
Vinícios Ferreira Luna 8ºA
Lohaine Taís 8ºB
Mateus Alves 8ºB
Vinícios Meneses 8ºC
Aline Raquel Alves 8ºC

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

AULA DE CAMPO - MINI-CURSO DE TURISMO REGIONAL






Dentro das atividades previstas no Mini-Curso de Turismo Regional ministrado pelo professor do LEI e Historiador Anderson Feliciano da EEF Dom Quintino, realizamos a primeira aula de campo com o apoio da 18ª CREDE. No roteiro, contemplamos as cidades de Crato, Nova Olinda e Santana do Cariri. Exaltamos a contribuição de todos os presentes, como a dos professores acompanhantes - Paulo (professor de geografia), Washington (professor do Programa Mais Educação) e do Núcleo Gestor que além do apoio, se prontificou em patrocinar um excelente lanche para participantes em quantidade mais que o suficiente: com bolo, biscoito e refrigerante.

As atividades de campo são fundamentais na construção do conhecimento científico, professor e alunos têm diante de si uma riquíssima oportunidade de promoverem juntos, a construção do conhecimento, a troca de idéias, culturas, informações e analisar diferentes resultados que obtiveram.

Cronograma da Aula de Campo:

1ª Parada: Ponte de Pedra (NOVA OLINDA-CE)

Localizada no sitio olho d`água, de fácil acesso a partir da CE-292, estando aproximadamente 100 metros de sua margem. A ponte de pedra é uma fantástica e impressionante obra da natureza. Conta à lenda que a ponte transformou-se em pedra quando um meteoro gigante se chocou com a terra. Acredita-se também que é um portal de acesso a um castelo encantado, protegido por uma princesa encantada. A ponte de pedra esta entre os atrativos mais visitados no município, embora não possua nenhum equipamento para melhor atender os visitantes.

2ª Parada: Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri (NOVA OLINDA-CE)

Reconhecida nacional e internacionalmente pelos seus estudos temáticos, arqueológicos, mitológicos e históricos preservando viva a imagem do povo Kariri e por seu trabalho capacitando crianças e adolescentes em comunicação, gestão, música, cinema, vídeo e teatro, criando novas oportunidades formando futuros profissionais.

3ª Parada: Artesanato do Mestre Espedito (NOVA OLINDA-CE)

Expressão da cultura no município passando de pai para filho. O Mestre Espedito Seleiro é considerado ícone do artesanato em couro e seus produtos são reconhecidos no mercado internacional.

4ª Parada: Museu de Paleontologia do Cariri (SANTANA DO CARIRI-CE).

Um passeio didático para os nossos alunos pelas formações fossilíferas na Chapada do Araripe. O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, faz o visitante mergulhar na era Cretácea de mais de 110 milhões de anos. O museu traz um ar de modernidade em meio ao passado pré-histórico. São cerca de 10 mil peças fósseis, entre o material exposto e, também, a reserva técnica.

5ª Trilha do Pontal (SANTANA DO CARIRI-CE).

Uma pequena trilha que dá acesso ao Pontal da Santa Cruz, pequena, porém bastante aclive, bem sinalizada, com corrimãos de correntes para o auxilio da prática. De lá de cima, o presente da bela imagem panorâmica da Chapada com a conquista da chegada.

6ª Parada Pontal da Santa Cruz (SANTANA DO CARIRI-CE).

O Pontal da Santa Cruz é um ponto de observação privilegiado, acima do povoado Cancão Velho, de onde é possível ter uma vista panorâmica da região. O Pontal, posicionado a uma altitude de 750m, impressiona pelo contraste entre as cores avermelhadas de sua composição rochosa, e o verde da densa mata que o circunda.

7ª e Ultima parada: Aeroporto Nossa Senhora de Fátima (CRATO-CE)

Quando em funcionamento se chamava Aeroporto Nossa Senhora de Fátima, mas está desativado há décadas. Tudo o que resta é uma pista asfaltada com cerca de 1,5 Km que se acha em péssimo estado e que foi praticamente "engolida" pela mata. O antigo Aeroporto do Crato localiza-se no topo da Chapada do Araripe, a uma altitude de 920 metros, em meio à Floresta Nacional do Araripe.