domingo, 6 de setembro de 2009

SELO ESCOLA SOLIDÁRIA

Mais uma vez a nossa Escola receberá o selo Escola Solidária. Veja o projeto premiado:
Instituição: EEF DOM QUINTINO

Endereço: Rua São Francisco
Cidade: CRATO (CE)
CEP: 63100-000
Telefone: (88) 31021248

Que problema a escola quis resolver com esse projeto:

A Escola, através da análise dos indicadores de desempenho acadêmico, constatou a necessidade de elaborar um projeto que atendesse aos alunos com dificuldades de aprendizagem em português e matemática. Daí surgiu a idéia de desenvolver um Projeto de Intensificação de Estudos, paralelo às atividades da sala de aula.

Descrição do Projeto:

O Projeto Intensificação de Estudos, com uma carga horária de 40h/a semanais, foi desenvolvido incialmente em todas as séries. Em seguida foi intensificado nas 9ªas séries, principalmente no que se refere às competências e habilidades de leitura, escrita, interpretação e raciocínio matemático. O Projeto foi desenvolvido ao longo do ano letivo, funcionando como ampliação da jornada escolar. Além de conteúdos anteriores à série, foram trabalhados os descritores de Português e Matemática, dentro dos padrões das avaliações externas: SPAECE, Prova Brasil e Olímpiada de Matemática e Português.

Relação entre os saberes escolares e as práticas sociais:

A articulação entre os saberes escolares e as práticas sociais acontecem a partir do momento em que o aluno adquire conhecimentos básicos para serem vivenciados no seu cotidiano.
Através do Projeto, alunos com dificuldades de aprendizagem passaram a ser mais participativos e se sentirem também capazes de novas aprendizagens. A escola buscou cumprir a sua verdaeira função social de ser agente de transformação, de inclusão.

Resultados:

- Melhor participação dos alunos nas provas do SPAECE.
- Elevação da taxa de aprovação e redução da reprovação.
- Redução do abandono.
- Maior tempo de aprendizagem para os alunos.
- Maior integração família e escola.

Acese o site do Faça Parte e veja outros projetos da nossa escola.