sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O conceito de netiqueta pode ser compreendido, tomando o sentido da palavra ao pé da letra: a etiqueta no uso da rede (net).

O conceito de netiqueta pode ser compreendido, tomando o sentido da palavra ao pé da letra: a etiqueta no uso da rede (net).

Assim como em atividade de grupo, na Internet, cada um deve sempre usar o bom senso ao entrar em contato com outras pessoas, de maneira a evitar ofensas, agressões ou desentendimentos.
Algumas regras de bom comportamento na Internet foram estabelecidas e as pessoas devem comportar-se de forma apropriada nas ferramentas de comunicação. Veja a lista abaixo:

- Nunca se esqueça de que há pessoas do outro lado da linha.
- Seja cuidadoso com o que fala para e sobre os outros.
- Seja claro, breve e objetivo.
- Use um formato adequado.
- Enderece corretamente sua mensagem.
- Respeite direitos autorais (copyright).
- Não divulgue propaganda pela rede.
- Respeite a privacidade dos outros.
- Fale, não GRITE! ESCREVER USANDO SOMENTE LETRAS MAIÚSCULAS FAZ IMAGINAR QUE O AUTOR ESTÁ FALANDO EM VOZ ALTA OU GRITANDO.
- Sorria :-); pisque ;-); chore &-(. Mas só com os amigos! Com seu chefe, nem pensar!
- Os emoticons (ou smileys) representam nosso estado de ânimo.
- Participe quando tiver algo a dizer.
- Responda as mensagens recebidas.
- Não envie mensagens repetidas.
- Pense nas conseqüências sociais causadas pelo que você escreve.
- Se o conteúdo de sua mensagem for estritamente pessoal e particular, use o correio eletrônico para comunicar-se diretamente com seu interlocutor.
- Quando mencionar outra mensagem, faça um breve resumo para reavivar a mensagem original na memória do leitor; pode copiar pequenos trechos, mas não a mensagem toda.
- Em listas de discussão, leia toda a discussão antes de enviar mensagem, pois alguém já pode ter dito o que você quer dizer.
- Enderece corretamente sua mensagem.
- Se houver outros destinatários no campo Cc: inclua-os na sua mensagem também
- Se quiser responder para o autor da mensagem em uma lista de discussão, ao clicar em Reply ou Responder, o endereço será o da lista – nesse caso, verifique no cabeçalho da mensagem pois ali costuma estar o endereço de quem enviou.
- Ao reenviar mensagens ou mesmo respondê-las, retire os cabeçalhos, evitando duplicar informações, sem deixar de citar as fontes.
- Antes de executar programas obtidos via rede ou abrir arquivos, use o programa antivirus para fazer uma varredura neles, e procure ter certeza de que as defesas de seu computador estão funcionando.
- Sempre peça permissão para repassar mensagens, respeitando a privacidade dos outros e não esqueça de mencionar a origem da informação.
- Informe a seus alunos como se comportar nas atividades que programar, assim evitará distorções e dificuldades na interação. (procure outras recomendações de netiqueta na Internet...)

Confraternização dos Professores - Crede 18

Confraternização dos Professores - Crede 18

Confraternização dos Professores - Crede 18

Confraternização dos Professores - Crede 18